segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PROJETO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA




Na ultima sexta-feira (18/11/2011) aqui na Escola Professor José Nunes foram apresentados os produtos do projeto cultura afro-brasileira. Projeto voltado para tratar da importância e valorização da cultura negra na sociedade brasileira.

2 Ano C

Os alunos orientados pelos professores trabalharam na confecção de cartazes, desenhos de observação, textos, apresentação de danças, tudo relacionado ao afro e as sua influência na nossa cultura.

2 Ano B

Todo o material feito pelos alunos foi exposto nos murais de exibição da escola, para que todos pudessem ver e refletir sobre como o negro é importante dentro da nossa cultura e sociedade.

 2º Ano C

 1º Ano C

 3º Ano B

 3º Ano A

 2º Ano B

 2º Ano C

 4ª Série A

 4ª Série A

 4ª Série A

 4ª Série A

 4ª Série A

 3ª Série B

 3ª Série A

 PRÉ II A

3º Ano B

A valorização do negro e o combate ao preconceito racial também foi um ponto muito importante e falado na apresentação deste projeto. Atividades para demonstrar que a cor da pele não pode influenciar na socialização de pessoas, e também na construção de amizades entre as crianças da escola, pode ser notado no produto aprensentado pelas turmas do PRÉ I A e 1º Ano B.


PRÉ I A

 Pode-se perceber as mão em diversas cores, não só a cor negra mas também a branca e amarela, todas juntas, formando algo que lembre a união das raças, desse modo, de uma forma sutil ensinado a todos que não existe motivo para excluirmos um grupo de pessoas independentemente qual for a cor de sua pele, tipo de cabelo, tamanho, ou modo de falar.

1º Ano B

Durante a manhã tivemos a aprensetação de uma leitura sobre a cutura afro-brasileira pelos alunos da 4ª serie A.

 4ª Série A

4ª Série A

Logo em seguida uma aprentação de dança com os alunos do 1º Ano A, da tia Leidiane. Essa apresentação foi feita em cima da música Morena de Angola cantada pelo artista Chico Buarque. Todos estavam caracterizados com roupas no estilo afro, os meninos com chucalhos feito artesanalmente, e um detalhe a parte eram os desenhos pelos corpo das crianças.

 1º Ano A

 1º Ano A

 1º Ano A

1º Ano A

Fechando a apresentação dos produtos do projeto cultura afro-brasileira do turno matutino, os alunos do 2º Ano A, apresentaram a peça Menina Bonita do Laço de Fita, baseada no livro de Ana Maria Machado. Essa hestória fala sobre um coelho branco que se apaixona por uma menina morena bonita, e termina com o coelho encontrando uma coelha morena. Como não podia ser diferente, todos os alunos estavam caracterizados conforme os personagens da hestorinha.

 2º Ano A

 2º Ano A

2º Ano A

Continuando as apresentações, no periodo vespertino também tivemos apresentações de dança, peça teatral, e leitura de texto sobre a conscientização da importância do negro na nossa sociedade.
Do mesmo modo como foi de manhã, a 4ª Série B ficou responsável pela leitura do texto sobre a cultura afro-brasileira.

4ª Série B

Logo em seguida tivemo uma apresentação de dança pelas crianças do PRÉ I B, da tia Roseli. Elas dançaram ao som da Musica Samba Lelê, e também estavam todas caracterizadas com roupas e pinturas pelo corpo, tudo relicionado ao afro.

 PRÉ I B

 PRÉ I B

PRÉ I B

Finalizando, as crianças do PRÉ II B, aprensetaram também a peça Menina Bonita do Laço de Fita, baseada no livro de Ana Maria Machado. Assim como a apresentação do turno matutino, elas estavam muito bem caracterizadas para esta apresentação.

 PRÉ II B

 PRÉ II B

PRÉ II B

Assim foi a nossa apresentação dos produtos do Projeto Cultura Afro-brasileira.

Ser Consciente

C onsciência não se compra
O que precisa é saber conquistar
N ão há paz no mundo
S e não soubermos o valor de amar
C omo construir um mundo melhor?
I luminado pela luz do amor
Ê xito é o que queremos
N este mundo de lutas, de dor.
C onviver com todos na harmonia,
I gualdade, sem preconceitos
A mando uns aos outros, como Deus nos ensinou.

N egro não é defeito, é uma linda cor
E xistem muitas inteligências
G ostos, preferências
R esponsabilidades, amor.
A ntes de tudo somos gente:
gente que ama
gente que luta
gente que sofre
gente que sente: alegria e dor.


de Maria Dionésia Santos da Silva
Santa Cruz do Piauí - PI - por correio eletrônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário